Conheça 7 dicas para aumentar engajamento nas redes sociais

Conheça 7 dicas para aumentar engajamento nas redes sociais

Aumentar o engajamento nas redes sociais é um dos principais objetivos de qualquer departamento de marketing. Isso porque a melhor forma de fidelizar os consumidores é construir uma conexão com eles, fazendo com que não só comprem mais da sua marca, mas também se tornem embaixadores dela.

Clientes que estabelecem um bom relacionamento com uma empresa gastam mais, e pelo menos 25% deles é influenciado por coisas tão simples quanto responder mensagens nos canais da empresa em sites como Facebook e Twitter. Por isso, é importante ficar atento ao que seu negócio faz em todos esses canais.

Quer entender como se tornar mais próximo de quem utiliza os seus produtos e serviços? No artigo de hoje, mostramos a você 7 dicas para engajar clientes nas redes sociais!

1. Aposte na popularidade de um conteúdo

Uma das formas de promover engajamento entre consumidores e a marca é fazendo com que o seu conteúdo chegue a mais pessoas. Mas como é possível conseguir isso se você não ainda tem uma grande audiência? Então, evidencie o quanto ele é relevante entre os clientes que acessaram o seu perfil.

Um botão que mostre quantas vezes um post foi compartilhado nas redes sociais, por exemplo, pode fazer uma grande diferença. Incentivar comentários e outros tipos de interação visíveis também fará com que mais pessoas queiram participar da discussão e sintam-se parte de uma comunidade.

No geral, quanto mais o usuário se sentir atraído a participar de conversas com a sua marca, maiores serão as chances de ele acompanhar o seu conteúdo atentamente e de que se torne um fã.

2. Desenvolva uma conexão emocional

Desenvolver uma conexão emocional com os clientes é uma das atividades mais complexas para os departamentos de marketing. Utilizar as imagens certas e mensagens que façam com que eles tenham vontade de compartilhar um conteúdo é estratégico para chegar a bons resultados.

De acordo com pesquisas feitas pela Forrester, uma consultoria norte-americana, o primeiro passo para conseguir isso é conhecer melhor os seus clientes. Que conteúdos fazem com que eles respondam mais à sua marca? Como é possível reproduzir o sucesso deles?

Outro recurso que deve ser utilizado pela organização é compor a imagem da empresa como algo mais do que uma instituição sem rosto. Uma forma de fazer isso é nomear um embaixador (pode ser um membro da equipe) como porta-voz de comunicações corporativas, como os e-mails marketing.

3. Crie campanhas com influenciadores

A pouco tempo atrás, recomendações de amigos ou familiares eram a única forma de obter uma opinião sincera sobre produtos e serviços que pretendíamos adquirir. Hoje, isso virou um negócio: há pessoas em cuja opinião confiamos para determinar se devemos frequentar um espaço ou trocar de computador, por exemplo. Esses são os digital influencers.

Eles construíram uma forte reputação pelas redes, por isso, conseguem atingir boa parte do seu público com mais facilidade até do que outros recursos, como anúncios pagos. Sua opinião importa na tomada de decisão de muitos — logo, incluí-los em uma campanha é uma maneira de conquistar mais visualizações, compartilhamento e interações, que podem se transformar em um relacionamento de longa data com o cliente.

Filtrar os influenciadores digitais que conversam com a sua persona e convidá-los a participar de uma campanha pode ser o primeiro passo para conquistar a confiança da sua audiência e abrir um diálogo com ela. Pense nisso!

4. Use a tecnologia a favor da marca

Não é só com os conteúdos publicados que você pode engajar melhor o consumidor. Ler as estatísticas oferecidas por todas as redes sociais também é estratégico para entender melhor como eles veem a sua marca e o que é preciso fazer para diferenciá-la entre tantas outras.

Aliás, apostar nesses dados e utilizar recursos como soluções de Business Intelligence são uma forma excelente de acompanhar a evolução do relacionamento com clientes. Isso permite a você identificar padrões nos dados que vêm de fontes como o Facebook e o Twitter Analytics, por exemplo — padrões que você pode explorar para gerar mais engajamento nas redes sociais.

5. Preocupe-se com a relevância do conteúdo

Um conteúdo é relevante quando ele atende às expectativas do cliente — não adianta fazer milhões de posts nas redes sociais se eles não fazem diferença na rotina das pessoas. Compartilhar informações que impactam o dia a dia dos seus clientes ou que são divertidas para o seu público é o que faz toda a diferença.

Nesse sentido, para identificar qual é a maneira certa de chamar atenção, pense em como a sua marca quer ser vista e no que funciona para expressar a missão, a visão e os valores dela. Faça alguns testes com conteúdos distintos e veja que publicações geram mais curtidas e compartilhamentos. Então, munido dessas informações, crie um calendário em torno das mensagens que a sua empresa quer passar para os consumidores.

6. Invista em storytelling

A sua marca conta uma história? Talvez você não saiba, mas aquelas que fazem isso são, pelo menos, 22 vezes mais lembradas do que as não fazem.

De fato, 92% dos consumidores hoje querem ver anúncios que se parecem mais com uma conversa e menos com uma promoção direta de produtos e serviços. Posts em blogs, tutoriais, e-books, infográficos e vídeos são algumas das melhores mídias para se fazer storytelling, mas as redes sociais também são ótimos espaços para conquistar resultados com essa técnica.

É muito mais fácil fazer com que um consumidor veja um vídeo. Na verdade, 43% do público afirma que prefere interagir com esse tipo de conteúdo e gostaria de vê-lo com mais frequência. Então, busque maneiras de promover seus produtos assim, para atrair mais atenção para a marca!

7. Compartilhe conteúdos e ofertas exclusivas

Por fim, as ofertas ainda são uma excelente oportunidade para conquistar clientes. Criar cupons exclusivos para aqueles que compartilham um conteúdo ou assistem a um vídeo até o final são uma oportunidade e tanto de fazer com que eles se sintam especiais para a sua empresa.

As ações aqui podem variar de acordo com o seu público e a sua estratégia. Quem se inscreve em uma newsletter usando um link das redes sociais, por exemplo, pode ganhar 10% de desconto ou um brinde especial. Lembre-se de que temos mais facilidade em construir laços com quem se importa conosco, e a sua marca deve demonstrar isso mesmo no ambiente virtual.

Segundo o Gallup, o rendimento das empresas está cada vez mais ligado a fatores como o quanto ela consegue entregar o que promete ao cliente, e o quanto ele se identifica e se sente orgulhoso de adquirir produtos ou serviços dela. Esse fenômeno, chamado de economia comportamental, mostra que as estatísticas que institutos de pesquisa observam (como número de vendas ou ROI de campanhas) estão muito mais conectadas ao relacionamento emocional entre o consumidor e a empresa, e menos ao preço ou à disponibilidade de um produto.

Justamente por isso, engajar consumidores em todos os canais — inclusive nas mídias sociais — é uma obrigação de todo negócio que pretende ser bem-sucedido na era digital. E, com os recursos que citamos até aqui, temos certeza de que a sua empresa terá mais facilidade de fazer isso.

Então, gostou destas dicas para aumentar o engajamento nas redes sociais? Agora, aproveite para assinar a nossa newsletter e continue aprendendo a otimizar o marketing da sua empresa e fidelizar mais clientes!

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