Estruturação de marca: como buscar os melhores resultados?

Estruturação de marca: como buscar os melhores resultados?

Você tem pensado na estruturação de marca da sua empresa? Afinal, existem estratégias para buscar os melhores resultados e gerar boas oportunidades de vendas? Como fazer uma abordagem eficiente nesse sentido?

Levando essas e outras questões em consideração, preparamos este conteúdo. Ao longo do texto, mostraremos como um branding bem trabalhado pode fazer a diferença em seu negócio. Além disso, daremos algumas recomendações para mensurar esse tipo de resultado.

Acompanhe o artigo até o fim para saber mais!

Qual a importância de uma marca forte?

Por mais que a sua empresa já reúna um número significativo de clientes, é fundamental ter uma marca forte para fidelizá-los e atrair novos interessados — os produtos e/ou serviços podem ser ótimos, mas por que não torná-los ainda mais conhecidos e desejados pelas pessoas?

Em poucas palavras, marcas devidamente estruturadas são capazes de tocar o público-alvo não só com cores marcantes, slogans que grudam na cabeça ou logotipos inovadores, mas também com emoções e impressões, principalmente. Grandes corporações — como Apple, Coca Cola, Google e Visa — exemplificam isso muito bem.

É importante lembrar que a construção de força da marca começa, idealmente, no momento em que a empresa também passa a dar seus primeiros passos. Isso se dá porque o fortalecimento tende a ser mais certeiro quando há um planejamento envolvido, relacionando-o ao próprio projeto de expansão do negócio.

Portanto, o maior benefício de investir em branding o quanto antes é fazer com que os consumidores comprem independentemente do preço, da concorrência e das condições de pagamento. Eles precisam entender que a sua empresa vende algo único e indispensável, que não é passível de comparações com as outras opções do mercado.

Como mensurar a força de sua marca?

Imagine o seguinte cenário: sua organização mobiliza recursos para a estruturação e posicionamento de marca. Uma série de ações é elaborada e, tempos depois, executada. Sem métodos eficazes para mensurar o resultado dessas iniciativas, todo o esforço empregado pode ser absolutamente em vão.

Umas das principais maneiras de fazer essa verificação é saber se os canais de comunicação estão oferecendo o retorno esperado ao público. Serviços de SAC, ouvidoria e interações em redes sociais são fundamentais para construir um bom relacionamento com os clientes. Cheque se a linguagem utilizada e os procedimentos para solucionar dúvidas e problemas estão de acordo com o branding.

Ainda nesse âmbito, aproveite para acompanhar o engajamento dos consumidores. Se uma determinada postagem foi bastante compartilhada no Facebook, organicamente, esse dado deve ser documentado e analisado: por que tal publicação teve mais alcance que outras? De qual forma ela representa a empresa, os produtos e os serviços? Qual mensagem foi passada?

Outra ação muito útil para essa finalidade é procurar feedbacks constantemente — as pessoas podem ser ouvidas para saber quais pontos carecem de melhorias, por exemplo. Também é indicado manter um diálogo com o departamento de vendas para entender se, depois de um tempo, as iniciativas tomadas estão surtindo efeito ou não: geralmente, há uma maior facilidade para vender quando as marcas se fortalecem.

Quando é hora de pensar na reestruturação da marca?

A reestruturação da marca vai muito além de fazer pequenas modificações na identidade visual, por exemplo. Tenha em mente que ela é um recurso essencial, que não pode ser desperdiçado a qualquer custo.

A imagem de sua empresa deve ser reestruturada a partir do momento em que os resultados não estão alinhados com a expectativa traçada durante o planejamento — o que reforça a necessidade de documentar e acompanhar todas as partes envolvidas nesse processo.

Imagine que a organização firmou uma parceria com um digital influencer, por exemplo. Por um período considerável, a estratégia apresentou um bom desempenho. No entanto, esse influencer se envolveu em uma polêmica, perdeu seguidores em seus perfis, foi criticado pela mídia e pela opinião pública. O que você faria nessa situação? Rescindiria logo o contrato ou esperaria para tomar uma decisão?

Evidentemente, cada caso tem suas singularidades e deve ser analisado de acordo com os objetivos da organização. Contudo, o caminho mais natural seria desvincular a figura dessa pessoa da marca, para evitar represálias ou boicotes. Acontece que essa nem sempre é a melhor medida, tendo em vista que crises como essa podem ser contornadas sem maiores prejuízos para a empresa.

Apesar desse caso ser apenas um exemplo, ele dá a medida de como uma boa análise é primordial para entender se a marca deve ou não passar por uma reestruturação.

Como agregar valor à sua marca?

Uma das medidas mais eficazes para fortalecer a marca é pensar em um conjunto de estratégias de marketing, como:

  • aumentar a captação de leads;
  • criar uma identidade visual original;
  • planejar ações de branding de maneira consistente;
  • pensar em campanhas adequadas para o seu público-alvo, tanto no online quanto no offline;
  • produzir ações sazonais.

Qual é a melhor solução?

Não há nenhuma dúvida de que a estruturação de marca é relevante para o sucesso de qualquer negócio. Ainda assim, uma dúvida permanece: qual é a melhor solução para alcançar o maior desempenho?

MV Agência, presente no mercado de marketing e publicidade desde 1984, é a resposta ideal, pois concilia a paixão pela propaganda com o compromisso com os resultados.

Mais do que ser uma simples agência, a MV se consolidou no mercado offline devido à sua expertise em comunicação, posicionamento de mercado e criação/reestruturação de marca. Por isso, ela se mostra como uma excelente alternativa para planejar a imagem de sua organização corretamente.

Além de ser uma das maiores agências do país, ela também conta com um vasto portfólio de serviços para ações online, que envolvem:

  • planejamento de conteúdo;
  • agendamento de publicações nas redes sociais;
  • análise constante de performance;
  • promoção de campanhas digitais;
  • produção de conteúdo para blogs e e-mail marketing;
  • ações com o Google Adwords;
  • entre outros.

Enfim, se você deseja aprimorar o desempenho de sua empresa, saiba que a estruturação de marca é uma etapa indispensável para conquistar essa meta. Portanto, nada melhor do que contar com os especialistas da MV Agência para pensar em boas soluções nesse sentido.

Se você quer fortalecer a imagem de sua empresa perante o mercado, entre em contato com a MV Agência!

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