Como uma agência pode ajudar na gestão de leads da sua empresa?

Como uma agência pode ajudar na gestão de leads da sua empresa?

Uma boa gestão de leads tem um impacto enorme nos resultados da empresa. Leads são clientes em potencial, que estão interessados nas soluções que você comercializa e precisam apenas de um empurrãozinho para se tornarem consumidores. Muitas empresas falham, porém, em descobrir onde esses leads estão, aumentar a própria visibilidade e entrar em contato com eles.

É aí que entra o trabalho de uma agência especializada. Neste post, explicamos como e por que essas equipes conseguem otimizar a gestão de leads nas empresas. Vamos lá?

O que é gestão de leads?

Gestão de leads é uma ideia muito simples: trata-se da otimização da jornada de compra para garantir que ela guie o prospect por todas as etapas do funil de vendas. Um bom trabalho nessa área começa com a criação de uma persona realista, que realmente está a procura por produtos e serviços como os que a sua marca vende.

Toda estratégia de gestão de leads começa por entender melhor essa persona, com pesquisa e acompanhamento das interações com a empresa nos canais de comunicação, para aumentar a captação. Afinal, quanto melhores são os parâmetros criados para tomar decisões de marketing, mais fácil é adequar as ações para esse cliente ideal.

Em seguida, a gestão preocupa-se com criar maneiras de aproximar esse lead e qualificá-lo em uma escala que vai do mais interessado ao menos interessado. Essa pontuação dá a ela know-how para definir que conteúdos de divulgação estão mais propensos a converter esses leads em compras e como eles devem ser segmentados.

Por que a gestão de leads é importante?

Fazer bem a gestão de leads é fundamental para que as iniciativas de marketing da organização gerem novos negócios. Os leads que mais estão propensos a comprar são aqueles bem conduzidos, portanto, fazer a nutrição deles ao longo do processo de venda é a única maneira de conquistar confiança e de aumentar as conversões.

Essencialmente, gestão de leads é como as empresas atraem e retêm consumidores de alto potencial. Nessa hora, a utilização de tecnologia e o trabalho de uma agência parceira são os recursos que melhor podem ajudar.

Sistemas de CRM, por exemplo, oferecem grande auxílio na gestão, porque permitem o acompanhamento do futuro cliente desde o primeiro momento em que ele interage com as peças de comunicação da empresa até a hora em que faz a compra.

Já o trabalho das agências é voltado para a segmentação e qualificação desses prospects, a fim de que os materiais produzidos pelo seu negócio sejam relevantes para a persona.

Por que contar com a ajuda de uma empresa especializada?

Agências online têm expertise no que fazem e conseguem oferecer melhor ROI na gestão de leads. Elas sabem lidar com as metodologias e ferramentas necessárias para que a sua empresa entenda melhor a persona, a engaje no ritmo certo e não fique sobrecarregada com tarefas de marketing.

É que os seus profissionais já têm bastante trabalho construindo soluções que atendem as demandas dos clientes. Terceirizar a segmentação, nutrição e conversão de leads libera a sua equipe para que ela se dedique a gerar valor o bastante a fim de que os clientes convertidos sejam fidelizados.

Qual o papel da agência na gestão de leads?

São as agências que constroem todo o caminho que o cliente vai percorrer até que ele esteja pronto para ser contatado pelo departamento de vendas. Elas garantem que o funil de vendas não está “vazando”, já que caso isso aconteça, ele não conseguirá trazer os resultados que você espera.

Para contornar esse tipo de problema, equipes especializadas se dedicam a entender a necessidade do consumidor e implementar técnicas e sistemas que conduzam ao engajamento. Cabe a elas definir processos para que captura, nutrição, qualificação e distribuição de leads não permita que esses clientes  “escapem” por causa de follow-ups perdidos e prospects não engajados.

Também é papel das agências ajudá-lo a automatizar seu marketing, para que a captura e inserção dos dados do cliente seja feita automaticamente no sistema CRM e para que mensagens pré-definidas sejam encaminhadas para o consumidor. Um fluxo de nutrição, com começo, meio e fim é muito importante para que a sua empresa não perca o cliente por deixar de dar atenção a ele e são ferramentas autônomas as melhores para garantir que ele corra bem.

Elas são acionadas por gatilhos, como o download de um e-book ou o cadastro em uma landing page e funcionam orientando o lead a respeito da oferta e fazendo com que ele se interesse por ela cada vez mais. Depois dessa etapa, agências se preocupam com o lead scoring, aquele sistema de pontuação que mencionamos e que lista os leads mais engajados e os menos engajados, mostrando quais deles devem ser contatados antes para que a sua empresa consiga converter e quais ainda precisam ser educados.

Por último, a gestão de leads entrega esses clientes em potencial na mão da equipe de vendas para que ela entre em contato com os futuros clientes que já estão prontos para aquisição.

Quais os benefícios de contratar esse serviço?

Ainda não sabe se a sua empresa precisa contratar esse tipo de serviço? Não tem problema. Mostramos alguns benefícios de fazê-lo para que consiga se decidir.

Agências são especializadas

Marketing é, simultaneamente, uma das tarefas mais difíceis e mais relevantes para que a sua empresa se mantenha no mercado. Agências especializadas contam com profissionais experientes e recursos tecnológicos para fazer com que a sua empresa tenha o mínimo de trabalho possível para transformar leads em conversões.

Contar com elas na gestão dos prospects é entregar essa demanda para quem consegue conduzir sua empresa a grandes resultados.

Melhor custo-benefício

Criar um departamento de marketing com tanta expertise quanto o que é encontrado nas agências pode estourar seu orçamento. A sua empresa terá que investir em espaço, contratações e software para conseguir obter retorno e ele vai demorar a chegar.

Cortando essas etapas dá para implementar uma estratégia de marketing em um intervalo de tempo menor e que trará resultados em um curto período de tempo.

Quando contratar esse serviço?

O ideal é que uma organização construa uma parceria com agência o quanto antes. Mas existem alguns indícios que ajudam você a tomar essa decisão. São eles:

  • a necessidade de reduzir custos em marketing digital;
  • a falta de tempo ou de equipe especializada para lidar com a demanda;
  • uma estratégia de marketing que não apresenta os resultados desejados;
  • a falta de especialização na equipe que trabalha na área atualmente;
  • a necessidade de implementar melhores processos de gestão de leads o quanto antes.

Então, se a sua marca precisa implementar, executar e planejar estratégias de marketing pertinentes para crescer, é uma agência que você deve procurar. Com a ajuda de um time focado em resultados você consegue fazer uma melhor gestão de leads, ter mais conversões e pode investir tempo e recursos no core business.

E então? As estratégias de marketing da sua empresa estão gerando bons resultados? Entre em contato agora mesmo com a nossa equipe e dê início a esse processo!

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